As dores de cabeça, denominadas cefaleias, podem ter diferentes origens. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Cefaleias (SPC), 90 % das cefaleias são de origem primária, entre as quais, as cefaleias de tensão são as mais frequentes.
A cefaleia tensional é uma afeção extremamente comum e normalmente negligenciada. O tratamento adequado melhora a qualidade de vida do paciente, reduz o gasto em
medicação de analgesia e melhora o rendimento social e no trabalho. As causas deste problema podem ser a diminuição da tolerância à dor ou a contração dos músculos em redor da cabeça, pescoço e ombros, frequentemente associada a situações de stress, cansaço, sono insuficiente ou não reparador e ansiedade.
Este tipo de cefaleias caracteriza-se por uma dor ligeira a moderada (sensação de peso, pressão ou aperto no crânio), bilateral, não lateja, não agrava com o esforço físico e permite, normalmente, tolerância à luz. A duração é variável, podendo durar de 30 minutos até 7 dias consecutivos. Os músculos do pescoço e ombros podem estar bastante rígidos.
O tratamento de cefaleia tensional passa por uma avaliação neurológica e deve ser adequado ao perfil de cada pessoa. Medidas não farmacológicas envolvem a adaptação da alimentação (alimentação saudável), regulação do sono, prática de exercício físico e minimizar o stress diário. Além disso, técnicas de relaxamento, acupunctura, correção postural e de posições de trabalho podem ajudar a reduzir, e até acabar com os sintomas.
Cabe a cada um dar o primeiro passo!
Visite-nos!
Rua Joaquim D Almeida 31 4470-188 Maia Portugal
915235823 (Chamada para a rede móvel nacional)
Segunda a Sexta das 9:30h -12h e das 14:30h – 19h
Sábados das 9h às 12h
Para outros horários contacte-nos
Contacte-nos
Obrigado por nos contatar.
Entraremos em contato com você o mais breve possível.
Ops, ocorreu um erro ao enviar sua mensagem.
Por favor, tente novamente mais tarde.
All right reserved to Dtfisio – Fisioterapia e Recuperação - Powered by Páginas Amarelas